black jack on

Fazendo1

Restaurante em museu é sempre um plus. Como a cereja do bolo. E quando visitei pela primeira vez o Museu do Amanhã, o restaurante Fazenda Culinária ainda era um projeto. Fiquei, então, me perguntando como e onde seria, pois o design do Museu é super moderno e o nome, aparentemente, não se ‘encaixava’ com o espaço.

Ledo engano, gente! Quando inaugurou, o lugar ficou uma graça e totalmente integrado ao ambiente do Museu. Super iluminado, cercado de vidro e debruçado na Baía de Guanabara… ah, muitos pontos positivos.

Apesar da saída inesperada de Flávia Quaresma, que estaria à frente da cozinha, o Fazenda abriu sob os cuidados do chef João Diamante (que já era da equipe) e de Vera Saboya, ex-Ateliê Culinário, sócia do negócio.

Mas continuei intrigada e me perguntando de onde e por que surgiu esse nome, rs. Fazenda no meio da cidade e de um museu super moderno e nada rústico, soava um tanto contraditório para mim. Querem saber o que descobri?  O nome Fazenda Culinária faz total sentido porque a cozinha prioridade a orgânicos e a produtos de pequenos produtores.

O cardápio – que é bem enxuto e passeia por entradinhas bem brasileiras e que exploram bem os alimentos da nossa cultura – é divido em 7 partes:

. Começar Bem – petiscos
. Couvert
. Entradas – basicamente saladas
. Do Brasil – o cardápio de pratos (com opções para compartilhar)
. Sobremesas
. Bebidas não alcoólicas
. Cervejas Artesanais
. Cafés e chás

Fazenda2

Comecei pedindo um suco de maracujá e o Couvert (pão, pasta do dia, manteiga com flor de sal e o caldinho do dia). No caso o meu caldo foi de cogumelo e a pasta de queijo de cabra. Eu adorei.

Já estava de olho nesse Bolinho Sertanejo (feijão vermelho, carne seca e queijo) e não me decepcionei. Acompanhado de uma pimentinha da casa, o bolinho ornou total! Comi também uma Salada de Quinoa com legumes e frango deliciosa. Ah, tem opção  vegetariana também.

Antes do prato principal, ainda couve um Caldo da Fazenda, que é feito com o que está gostoso no dia. No dia em que fui, o restaurante fez uma releitura de canja, sem arroz e com base de baroa. MARA!!!

A dúvida do prato principal… céus! Acabei indo no Peixe Grelhado com purê de banana da terra. Quer algo mais brasileiro que isso? E tava bem gostoso! Minha amiga pediu o Picadinho de carne tradicional, com ovo mollet, banana e farofa panko. Acompanha arroz e feijão. Comfort Food total!!!

Fechei essa festa com um Doce da Fazenda (de leite, amora e banana com hortelã) com queijo da Serra da Canastra e um expresso.

Vale um super destaque para o Chef João Diamante, que fez milagre criando coisas deliciosas em plena semana da greve dos caminhoneiros.

O restaurante funciona de terça a domingo, das 12h às 17h. Aceitam todos os cartões de crédito e débito.

 

Restaurante Fazenda Culinária 
Av. Rodrigues Alves, 2 – Museu do Amanhã
21 99628.0101